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Inteligência Emocional Aplicada em Vendas

Inteligência Emocional Aplicada em Vendas

A inteligência Emocional

O conjunto de competências relacionadas à capacidade de controlar as emoções é denominado Inteligência Emocional. Diz respeito a como percebemos cada uma das emoções, compreendemos e desenvolvemos a habilidade de gerenciá-las em determinados momentos.

Inteligência emocional aplicada em Vendas

Quando estamos em uma posição de vendedor de um bem ou serviço, o controle da negociação deve ser tomado mediante a conscientização e gerenciamento da situação emocional tanto do cliente (Sentir o que ele precisa e a dor que você pode resolver com seu produto) quanto sua (Quanto isso contribui para os seus objetivos, quais vantagens você pode conseguir com esse negócio e o quanto você pode ceder nesse negócio). Essa construção baseada na interação Vendedor/Cliente e na compreensão das bases emocionais dos participantes evolui rapidamente para o fechamento do negócio.

Os Cinco pilares da inteligência emocional

Para desenvolver a inteligência emocional facilitando o melhor relacionamento com os clientes e colher as vantagens desse conhecimento devemos desenvolver cinco pilares principais:

Autoconhecimento emocional – Conhecer suas habilidades, dificuldades e reações vinculadas a suas emoções é primordial. Saber como você age ao ser confrontado com cada informação recebida do meio vai te ajudar em todos os aspectos.

Controle das emoções – Você conhece suas emoções e reações usuais agora compreenda seus limites, antecipe suas reações, reprima as negatividades e use-as a seu favor. Domine o jogo.

Automotivação – Esteja seguro do que te move, as emoções derivam disto e se produzirmos melhores emoções estaremos sempre motivados a fazer o que for preciso para perpetuá-las. 

Reconhecer as emoções dos outros – Habilidades como empatia, conexão e respeito devem ser desenvolvidas. O que leva à redução de conflitos e uma melhor convivência entre as pessoas.  Perceba o momento emocional das pessoas, principalmente os clientes. Se você aprende a reconhecer as emoções dos outros e tem habilidades para interagir com eles, você será sempre o vencedor.

Relacionamentos interpessoais – Promover a interação e construção de relações saudáveis entre os seus pares, colegas de trabalho e clientes influenciam direto nos seus resultados tornando mais fácil o desenvolvimento do “jogo” (ninguém joga futebol sozinho).

Um profissional que consegue fazer uma gestão eficiente das suas relações com colegas e clientes através da inteligência emocional, consegue destacar-se por suas atitudes em situações de estresse, demonstrando equilíbrio e sobriedade em todas suas ações. 

Esses benefícios são constatados facilmente no aumento da produtividade, melhor qualidade de vida e bons fechamentos de negócio a pessoa passa a ter empoderamento na tomada de decisões, autoconfiança, otimismo e desenvolve uma maior capacidade de liderança.

 

Edmar Borges.

Goleman, D. (1995). Emotional intelligence. New York, NY: Bantam Books   
Gonzaga, A. R., & Monteiro, J. K. (2011). Inteligência Emocional no Brasil: Um panorama da pesquisa científica. Psicologia: Teoria e Pesquisa, 27(2), 225-232. doi:10.1590/S0102-37722011000200013.