Não é fácil tirar os sonhos do papel. Começar um novo negócio requer tempo, planejamento, e também um pouco de coragem.

Porém, é imprescindível pensar no futuro, antes mesmo de dar o primeiro passo. Você precisa estar preparado a partir do momento em que toma a decisão.

Por que reforçamos isso? Porque o seu negócio vai depender das escolhas que você toma e da base que você vai fornecer na hora de escalá-lo.

Nesse momento as suas decisões definirão se o crescimento da sua empresa será ativo e sem sofrimentos.

Quando falamos em crescimento, falamos também em expansão. Caso você tenha os recursos certos, mas não conduza bem o seu negócio, expandir pode sair da sua lista de desejos.

Você sabe o que a Netflix e o Spotify tem em comum? Elas são empresas escaláveis.

Foi a escalabilidade que permitiu que uma boa ideia com pouco investimento tivesse um alcance tão grande. Assim como o AirbnbUber e iFood.

Se você tem dúvidas sobre esse conceito, fique tranquilo.

Aqui vamos te ensinar o que é e como ter um negócio escalável, além de algumas dicas que vão inspirar o seu espírito empreendedor.

O que é escalabilidade?

O crescimento faz parte da realidade do empresário, mas, mesmo sendo esse um ponto positivo, as mudanças da expansão trazem consequências para a empresa.

A escalabilidade é isso: reagir bem e se adequar a essa nova realidade sem sofrer com problemas operacionais ou até mesmo de gestão.

E não basta apenas dar conta das mudanças, é preciso crescer junto a elas. É isso que tornará a escalada mais saudável e evitará as consequências negativas que podem vir com o desenvolvimento.

O caminho para o sucesso é um negócio escalável, já que é esse tipo de empresa que costuma atrair maiores investimentos devido ao seu poder de crescimento e desenvolvimento.

Quando pensamos em escalabilidade, precisamos entender também de que forma cada negócio vai se comportar e como vai crescer.

Para isso, devemos destacar dois conceitos importantes: escalabilidade horizontal (out) ou vertical (up).

Escalabilidade horizontal (out)
Nesse modelo a principal meta de uma empresa é ser referência em seu segmento.

Você não quer ser uma agência de publicidade que atende apenas escolas, você quer abranger uma grande variedade de clientes, de diversos mercados, e quer ser líder em marketing e comunicação no país.

A atuação deve ser ampla e efetiva, gerando mais vendas.

Escalabilidade vertical (up)

Na escalabilidade vertical a empresa quer crescer, mas dentro do seu segmento.

Por exemplo, você tem uma empresa que vende sandálias, a proposta é que você venda uma maior variedade de calçados para abranger as demandas desse mercado.

Você estará escalando, mas dentro do seu mercado principal, apenas para ter maior extensão, com mais produtos e serviços.

Quer saber mais como criar ou transformar seu negócio de forma escalonável? Entre em contato conosco.