img img img img

6 passos para implementar a metodologia OKR na sua empresa

6 passos para implementar a metodologia OKR na sua empresa

No cenário competitivo que as empresas estão inseridas, montar uma estratégia de negócio bem definida é fundamental para o sucesso a longo prazo e garantir um bom desempenho das equipes.

Os objetivos e metas que uma organização irá traçar precisam condizer com as necessidades atuais, o crescimento da empresa e conforme o número de funcionários aumenta.

Por isso, a metodologia OKR vem conquistando milhares de empresas inovadoras, como Intel, Google, Amazon, Airbnb e outras do Vale do Silício, onde foi criado. Ele permite criar uma gestão mais alinhada e engajada em torno de metas mensuráveis com prazos mais curtos.

Mas o que são os OKRs e quais os benefícios desse método para a gestão das organizações? É o que vamos descobrir neste artigo com 6 passos para você implementar no seu negócio.

O que é OKR?

OKR é a sigla em inglês para Objectives and Key Results – em português, objetivos e resultados-chave – sendo uma metodologia de gestão de abordagem simples com o objetivo de definir metas e criar alinhamento e engajamento em torno dos resultados mensuráveis de uma empresa.

Ele foi criado pelo ex-CEO da Intel Andrew Grove e se tornou conhecida em 1999, quando foi adotada pelo Google que obteve um grande crescimento ao aumentar 60 mil funcionários com a utilização dos OKRs.

A partir disso, o método OKR se espalhou por todo o Vale do Silício e, desde então, é a mais metodologia eficaz para o crescimento em ritmo acelerado das organizações que envolve a perspectiva e a criatividade de cada equipe.

Além do Google, outras empresas como Amazon, Walmart, Airbnb, Microsoft, entre outras, utilizam este método.

No Brasil, temos Nubank, TECNICON, VivaReal, Locaweb e muito mais. A diferença dos métodos tradicionais? Independente do segmento de atuação, do varejo à indústria, e o tamanho da empresa, os OKRs são frequentemente definidos, medidos e reavaliados – geralmente trimestralmente. 

Quais são os benefícios dos OKRs?

Os principais benefícios da utilização da metodologia OKR são:

• Agilidade: ciclos mais curtos de metas que permitem ajustes mais rápidos e melhor adaptação às mudanças;

• Engajamento dos funcionários: a abordagem de top down (de baixo para cima) do OKR para definição de metas conecta os funcionários com os objetivos da empresa, aumentando o engajamento;

• Tempo reduzido para definir metas: a simplicidade do OKR faz com que o processo de definição de metas seja mais rápido e fácil, reduzindo drasticamente o tempo em definir metas;

• Transparência: o uso de OKRs compartilhados melhora a colaboração entre times diferentes, resolvendo e unificando iniciativas;

• Autonomia e responsabilidade: as equipes recebem uma direção clara e terão opção de escolher como alcançar os OKRs, se tornando responsáveis por seus objetivos através de critérios que serão conhecidos por toda a empresa.

• Foco e disciplina: com um número reduzido de metas, cria-se foco, esforços e iniciativas mais disciplinadas na organização;

• Metas mais ambiciosas: criar objetivos flexíveis fazem com que a equipe defina metas ambiciosas e desafiadoras.

Fonte: tecnicon.com.br

Vai abrir uma empresa? Ou não está satisfeito com a sua Gestão financeira?

Conheça nossa Solução de Gestão de Sucesso Para Pequenas Empresas.